LYCOPODIACEAE

Huperzia hemleri (Nessel) B. Ollg.

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Huperzia hemleri (LYCOPODIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

CR

EOO:

0,00 Km2

AOO:

4,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Rio de Janeiro (Windisch; Ramos, 2012)Ocorre em partes elevadas do Rio de Janeiro. Registros duvidosos são encontrados para os Estados Minas Gerais e Santa Catarina (Ollgaard; Windisch, 1987)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Critério: B2ab(iii)
Categoria: CR
Justificativa:

<i>Huperzia hemleri</i> é uma espécie endêmica do município de Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro, onde há apenas duas coletas sem data, uma das quais realizada em uma unidade de conservação (SNUC). Entretanto, o município onde a espécie ocorre perdeu 75% de suas áreas nativas de Mata Atlântica, que hoje é encontrada em forma de poucos fragmentos. A AOO é 4 km². Dessa maneira, <i>H. hemleri</i> é considerada "Criticamente em perigo" (CR).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Atualmente essa espécie está circunscrita em Phlegmariurus hemleri (Nessel) B.Øllg. (Øllgaard, 2012).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa (Salino; Almeida, 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: A espécie parece ocorrer ao longo de florestas de altitude do Sudeste brasileiro, em locais sombreados (Ollgaard, 1992).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) high
Os remanescente de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, correspondem a 18,38% da área original do bioma no Estado (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.2 Human settlement local low
O ParqueEstadual do Desengano, RJ, tem um histórico de ocupação desde a chegada doseuropeus. O local passou pelo ciclo do café no século XX e a ocupação humanacomeçou a expandir desde então, formando municípios isolados como Santa Madalena.Hoje a mata ombrófila densa esta presente e preservada apenas nas encostas dealta declividade e nos topos mais altos (Soffiati, 2009). O município de SantaMaria Madalena cobre 81.857 ha de Mata Atlântica. Em 2008 os remanescentescobriam 25 % dessa área, ou seja, 20.680 ha (SOS Mata Atlântica; INPE, 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
Consta como "Deficiente de dados" (DD) no Anexo 2 da lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008)
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre no Parque Estadual do Desengano, RJ (Pita et al., 2006)